SISTEMAS LOGÍSTICOS E DE SEGURANÇA


(Marque a única alternaiva correta). Os investimentos em segurança, nos armazéns, devem ser debatidos constantemente para que se previna os acidentes e a gestão da logística dos armazéns (líderes) deve ser a responsável por garantir a saúde, o bem-estar e a integridade física dos funcionários.

 

Mas o que fazer quando um acidente acontecer tal como mostra a Figura 1?

 

Resultado de imagem para acidente transporte

 

Figura 1. Acidente. Fonte: Portal Frota&Cia, acesso em 17 de Maio de 2019.


Sempre que houver uma situação de acidente, a CIPA deverá ser envolvida na resposta, assim, a primeira ação é comunicação do acidente para a CIPA e, após, inicar a verificação do acidente é de responsabilidade do perito que irá estabelecer uma relação entre o acidente e a lesão.
A primeira ação é comunicação do acidente ao SESMT. A empresa deve informar, imediatamente, o acidente de trabalho (no mesmo dia ou um dia útil após a ocorrência). A comunicação, chamada de Comunicação de Acidentes de Trabalho (CAT) será efetivada junto à CIPA.
A primeira ação é a verificação do acidente de trabalho. Uma análise da ocorrência. A verificação do acidente é de responsabilidade do perito que irá estabelecer uma relação entre o acidente e a lesão. A comunicação, chamada de Comunicação de Acidentes de Trabalho (CAT) será efetivada junto à CIPA.
A primeira ação é comunicação do acidente. A empresa deve informar, imediatamente, o acidente de trabalho (no mesmo dia ou um dia útil após a ocorrência). A comunicação, chamada de Comunicação de Acidentes de Trabalho (CAT) será efetivada junto à Previdência Social
A primeira ação é a verificação do acidente de trabalho. Uma análise da ocorrência. A verificação do acidente é de responsabilidade do perito que irá estabelecer uma relação entre o acidente e a lesão.

A implantação da certificação em segurança e saúde do trabalho permite as empresas forneçam locais de trabalhos adequados, seguros e saudáveis para todos; auxilia na prevenção de lesões e problemas de saúde relacionado com o trabalho; garanta a gestão da segurança e saúde do trabalho alinhada ao escopo estratégico da empresa; além de trabalhar o ambiente de trabalho com regras e normas mais rígidas de educação em prol da segurança e da saúde de todos.

 

A partir deste conhecimento, assinale: qual é a certificação internacional mais atunte nas empresas do sistema de gestão de segurança para profissionais?

 


NEBOSH
OHSAS 18001
ISO 45001:2018
ISO 1400:2018
ISO 91101:2018

A análise de risco objetiva realizar uma estimativa qualitativa ou quantitativa dos riscos, empregando-se técnicas estatísticas, de forma a promover a combinação das ocorrências com o impacto dos eventos indesejados. Em geral, utiliza-se as técnicas como a Análise do Histórico de Acidentes do Empreendimento; Análise Preliminar de Riscos; Análise Preliminar de Perigos; Hazop;Modos de Falhas.

 

Dentre as diversas técnicas de análise de riscos citadas acima, e que visam à prevenção de acidentes de trabalho, qual é a única que estabelece a relação correta entre sigla e objetivo?


APR - identificar os perigos por meio de questionamento aberto, iniciados por “e se...”.
FMEA -  comparar os atributos de um objeto por meio uma lista, segundo um padrão.
AMFE - comparar os atributos de um objeto por meio uma lista, segundo um padrão.
APP - identificar os riscos por meio de questionamento aberto, iniciados por “e se...”.
HAZOP - identificar os perigos e a operabilidade por detecção de desvios de variáveis de processo.

(Marque a única alternativa correta) O Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO), é visto como uma cultura de gestão disseminada pelas lideranças e é um produto de valores individuais e do grupo, atitudes, práticas gerenciais, percepções, competências e CCAF – consciência, capacidade de resposta, apoio e feedback.

Quanto às funcionalidades de um sistema de gestão para segurança e saúde do trabalho, assinale a alternativa que apresenta exemplos corretos para segurança do trabalho.

 


Emissão da CAT; Controle de exames (admissional, demissional, periódicos, mudança de função e retorno ao trabalho) Controle de pedidos de exames automático; e Guia de Solicitação de exames.
Elaboração do PCMSO; Relatório Anual de Exames; Elaboração do PPD; e Controle de absenteísmo.
Elaboração e emissão do P.P.P; Elaboração de emissão do LTCAT; Emissão da CAT; e Afastamento INSS.
Elaboração do Mapa de Risco; Registros Ambientais; Emissão da CAT; e Controle de EPI´s.
Cadastro, controle e acompanhamento de cursos e treinamentos;  Controle de CIPA; Afastamento INSS; e Gestão da Qualidade de Vida. 

(Marque a única alternativa correta) A NBR 7500:2003 orienta os transportadores sobre como identificar seus veículos quanto ao tipo de carga e mercadorias perigosas a serem transportadas. Para tanto, define-se na NBR 7500:2003 as melhores práticas de identificação do transporte fracionado e a granel e veículos combinado ou não. A Figura 1 destaca um exemplo prático das orientações da NBR 7500:2003 sobre a sinalização.

 

Figura 1: Identificação de sinalização

 

Ainda, sobre a Figura 1, pode-se afirmar que ela destaca qual tipo de sinalização de segurança para veículos?


Veículo combinado a granel com um único produto de mesmo risco e transporte de carga a granel e fracionada
Transporte de carga a granel e fracionada no mesmo veículo
Veículo combinado com produtos de diferentes riscos no mesmo veículo e carga a granel no outro reboque ou semi-reboque
Veículo combinado a granel com um único produto de mesmo risco
Transporte de carga a granel e fracionada no mesmo veículo e veículo combinado com produtos de diferentes riscos no mesmo veículo 

Contextualização de uma situação de interdição

 

Considera-se grave e iminente risco toda condição ou situação de trabalho que possa causar acidente ou doença relacionada ao trabalho com lesão grave à integridade física do trabalhador. Nestas situações, a emprede deverá ser interditada e isso implicará a paralisação total ou parcial do estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento.

 

Consierando todas as 37 Normas Regulamentadoras, qual é a NR que regula as medidas de urgência tomadas em uma interdição?


NR 13
NR 3
NR 7
BR 5
NR 2

A NR 30 tem como objetivo a proteção e a regulamentação das condições de segurança e saúde dos trabalhadores aquaviários. Dentre as disposições desta NR, é obrigatória a constituição do Grupo de Segurança e Saúde no Trabalho a Bordo das Embarcações - GSSTB, a bordo das embarcações de bandeira nacional com, no mínimo, 100 de arqueação bruta (AB). 

 

O GSSTB, funcionará sob orientação e apoio técnico dos serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho, observando o disposto na NR 04. A constituição do GSSTB não gera estabilidade aos seus membros, em razão das peculiaridades inerentes à atividade a bordo das embarcações mercantes.

 

Fonte: BRASIL. NR 30. SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO AQUAVIÁRIO. Diário Oficial. 09 de Dezembro de 2002.

Acesso: https://enit.trabalho.gov.br/portal/images/Arquivos_SST/SST_NR/NR-30.pdf

 

Assim, analisando as aplicações desta NR no dia a dia dos sistemas aquaviários, assinale a úncia alternatica correta que expressa a finalidade do Grupo de Segurança e Saúde no Trabalho a Bordo das Embarcações - GSSTB à operação.

 


Das finalidades do GSSTB: destaca-se: manter procedimentos que visem à preservação da segurança e saúde no trabalho e do meio ambiente, procurando atuar de forma preventiva e não agregar esforços de toda a tripulação para que a embarcação possa ser considerada local seguro de trabalho
Das finalidades do GSSTB: destaca-se: adotar providências para que as empresas mantenham à disposição do GSSTB informações, normas e recomendações atualizadas em matéria de prevenção de acidentes, doenças relacionadas ao trabalho, enfermidades infecto-contagiosas e outras de caráter médico-social apenas por precauções e sem responsabilidade.
Das finalidades do GSSTB: destaca-se: manter procedimentos que visem à preservação da segurança e saúde no trabalho e do meio ambiente, procurando atuar de forma preventiva e contribuir para a melhoria das condições de trabalho e de bem-estar a bordo.
Das finalidades do GSSTB: destaca-se: manter procedimentos que visem à preservação da segurança e saúde no trabalho e do meio ambiente, procurando atuar de forma preventiva. Sendo que o zelo, para que todos a bordo, não é uma ativiade fim.
Das finalidades do GSSTB: destaca-se: recomendar modificações e receber sugestões técnicas que visem a garantia de segurança dos trabalhos realizados a bordo e apenas manter o ambiente não gerando a melhoria das condições de trabalho e de bem-estar a bordo.

Adaptado de ENADE 2018. Marque a única alternativa correta.

 

Na logística, o RFID (Radio-Frequency IDentification) surge com o objetivo de automatizar o processo de rastreamento de cargas, produtos e demais elementos necessários para o transporte de mercadorias ao longo de um trajeto, sem que haja a necessidade de se incluir trabalho manual para sua conferência ou controle.

 

A utilização de RFID no sistema de infraestrutura e monitoramento de cargas internacionais apresenta, para a logística, vantagens relacionadas ao registro de dados, à agilidade no repasse de informações e à garantia de rigor e qualidade nos serviços prestados.

 

NASSAR, V.; VIEIRA, M.L.H. A aplicação de RFID na logística: um estudo de caso do Sistema de Infraestrutura e Monitoramento de Cargas do Estado de Santa Catarina. Gest. Prod., v. 21, n. 3, p. 520- 531, 2014 (adaptado).

 

Considerando-se essas informações, é correto afirmar que, nos sistemas logísticos o RFID agrega valor ao produto quando gerenciamento no sistema:

 


MRP
WMS
Gestão de Roteirização
Gestão de Frotas
TMS

A área de distribuição física, em uma qualquer empresa, trata da movimentação de produtos acabados para entrega aos clientes. Todos os sistemas de distribuição física têm uma característica comum: vinculam fabricantes, atacadistas e varejistas em canais de marketing que fornecem a disponibilidade de produtos como aspecto integrante de todo o processo de marketing. 

 

A tentativa de melhorar a distribuição, em cada uma das características isoladamente, não leva a otimização de todo o sistema. Em outras palavras, a área de distribuição fisica tem um problema denominado de “trade-off logístico” e pode ser melhor entendido analisando a Figura 1 pelo princípio das compensações, isto é, a perdas e ganhos.

 

Resultado de imagem para trade off logístico

Figura 1: Trade-off de distribuição. Fonte: http://www.ilos.com.br

 

POR QUE?

 

I - O trade-off na área de distribuição é uma decisão entre entregar ou não uma determinada carga. Cria-se uma relação de compromisso, implicando em enfrentar os lados positivos e negativos das escolhas.

II - O trade-off é uma ilusão. Como medidas estratégicas, em que o retorno imediato é alcançado a longo prazo, os problemas qualificados ao longo do tempo e resolvidos a medida que a empresa aprende no médio prazo.

III - O trade off entre transporte e serviço ao cliente refere-se especialmente à pontualidade e flexibilidade exigidas pelo cliente. As variáveis custos são analisadas após a entrega. Efetiva-se as roteirizações, as entregas, e após, avalia-se os custos logísticos.

 

Avaliando cada uma das afirmações acima, pode-se afirmar que a única alternativa correta, dentre as cinco a seguir, é:

 

 


A afirmação I é correta, mas incompleta. Ao analisar a afirmação II, observa-se que ela é verdadeira e completa a explicação dada na afirmação I.
A afirmação I é correta, assim como a afirmação III. O serviço ao cliente refere-se à pontualidade e flexibilidade que, em outras palavras, é explicado pelo princípio das compensações, isto é, a perdas e ganhos.
A afirmação I está incorreta, visto que o trade-off logístico é real nas operações logísticas, a pontualidade e o compromisso com o cliente é um fator de qualidade.
As afirmações II e III são incorretas, visto o trade-off logístico é real nas operações logísticas, a pontualidade e o compromisso com o cliente é um fator de qualidade.
A afirmação II e III estão corretas, pois apresentam a realidade das empreas logísticas de distribuição visto que o serviço ao cliente refere-se à pontualidade e flexibilidade.
Páginas: 123456